quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Chá de Panela - que brincadeiras fazer?

Olá princesas... como estão???
Quando finalmente decidi que iria criar um blog novo, e desistir deste, alguém aparece pedindo algumas dicas, e decido continuar por aqui.
Conversando com a minha mãe, ela conta que uma amiga pediu umas dicas de que brincadeiras fazer no chá de panela da amiga. E como sei que não é só ela que precisa de brincadeiras, e eu mesma muitas vezes já pesquisei, resolvi compartilhar aqui com todas.

Se você for a noiva, escolha uma ou duas amigas para ficar responsáveis pelas brincadeiras, e se você for a amiga, verifique antes com a noiva que tipo de brincadeiras que ela quer, qual é perfil das pessoas que estarão presentes no chá, tente manter a temática do chá. Eu por exemplo, escolhi quatro amigas para serem responsáveis tanto para as brincadeiras como para a decoração. E deixei bem claro que não queria me sujar, nem tirar roupa e brincadeiras de má gosto. Enfim, lembra que o dia é dela e todos querem se divertir...

1-Mascote ou "Filho dos Noivos"

Crie um mascote que será o filho dos noivos. Pode ser um ovo ou uma fruta, e a noiva deverá cuidar durante a festa inteira, a cada vez que ela esquecer do "filho" terá que pagar um castigo. Você pode personalizar, desenhar olhinho, boquinha e dar até um nome. No meu chá fizeram com um ovo, e se chamava Dudilanja, que é  o apelido do marido com o meu Dudi e Jehlanja. 



















2- Entrevista com o noivo

Fazer uma lista com perguntas sobre o noivo, para ver se a noiva o conhece bem. Coloque perguntas impossíveis de ser adivinhada como: qual é o CPF do noivo, tipo sanguíneo da mãe dele, que horas ele nasceu. Previamente, realizar a entrevista com o noivo, a qual pode ser gravada ou apenas anotada. Caso for gravada, não esqueça de levar uma televisão, ou multimídia com som. Durante o chá, faça perguntas para a noiva, caso ela erra, terá que pagar um castigo. Na maioria dos blogs que vejo essa brincadeira, alertam para não se tornar cansativo, mas nos chás que eu estive, esta brincadeira foi o maior sucesso, e todos queriam mais perguntas.

3- Bingo

Prepare algumas cartelas que ao invés de números terão itens que a noiva pode ganhar no chá. As regras são as mesmas do bingo comum. Conforme a noiva for abrindo os presentes, vai marcando quem tiver o item. Ganha quem fechar primeiro a coluna vertical, transversal ou horizontal. O prêmio maior fica para quem fechar a cartela inteira primeiro. Para facilitar um pouco, você pode deixar a cartela em branco, e cada um preenche com o que acha que a noiva pode ganhar.
Separe alguns prêmios para dar às vencedoras – ex: para chá-de-cozinha poderá ser itens de cozinha, tais como: uma colher de pau, um espremedor de alho, coisas simples. No caso dos chás temáticos, escolha alguma coisa que tenha a ver com o tema, mas tudo bem baratinho!

4- Feitiço Contra o Feiticeiro

Conforme as convidadas forem chegando, distribua papel e peça para que cada uma dê uma sugestão de castigo à noiva, assinando no final. Os papéis serão recolhidos e lidos um a um. A ideia é que cada uma pague o seu próprio castigo. Exemplo: Joana sugere que a noiva cante "Atirei o pau no gato", mas no fim quem canta sera a própria Joana.

5- História dos Noivos

A organizadora previamente organizará uma caixa com diversos objetos, que podem ser: óculos de sol, esmalte, brinquedos, tesoura, meia, banana, pasta de dente, e outros. Conforme a noiva vai contando a história dela com o noivo, a organizadora vai tirando os objetos e a noiva terá que contar a história incluindo o objeto. Já realizei essa brincadeira nos chás, e sempre foi bem divertido. Alem das convidadas saberem um pouco mais sobre os noivos, se diverte com a história.

6- Classificados

Essa brincadeira é mico para todos. Cada convidada recebe uma folha de papel, onde deve escrever alguma coisa que queira se desfazer (carros, sapato, panela) montando um anúncio de classificado com suas qualidades, estado de conservação, etc. Depois que todas tiverem feito isso peça que formem uma roda onde todas deverão ler seus anúncios substituindo o nome do produto pelo nome do noivo. É engraçadíssimo!

7- Preview lua-de-mel

Enquanto a noiva abre os presentes, uma das organizadoras vai anotando seus comentários sem que ela perceba. Por exemplo: “Aiii que lindo!!!!!”, “Nossa, era disso que eu precisava!”, “Adorei, mas você vai precisar me ensinar como isso funciona!”. Quando todos os presentes tiverem sido abertos, ela lê os comentários da noiva para todas, interpretando de uma forma “sexy” como se fossem coisas ditas durante a noite de núpcias.
Agora se a noiva é tímida, esqueça essa brincadeira.

8- Adivinhação

A mais clássica. Nessa brincadeira, a noiva tem que apalpar o presente e adivinhar o que é tem de adivinhar o presente apenas tocando-o com os pés ou as mãos com os olhos vendados. Se errar, paga uma prenda. Essa foi a mais realizada no meu chá, e acredite, errei muito.





















9- Quem é a minha metade?

Antes do chá começar, as organizadoras deverão fazer uma lista de pares famosos, como: Romeu e Julieta, Marge e Homer Simpson, Sansão e Dalila, queijo e goiabada, etc. e escrever cada nome em um papel adesivo. Assim que os convidados chegarem as organizadoras os receberão com um tapinha nas costas para colar o papel para que todos (menos a pessoa) possam saber quem ela é.
O objetivo do jogo é encontrar sua metade e para isso a pessoa terá que perguntar a outras algumas coisas do tipo: “Eu sou um herói?” “Sou uma comida?”, ” Eu ainda sou vivo”, etc. O jogo não acaba até que todos tenham encontrado seu par.
Essa brincadeira realizei no chá de uma amiga, e é ótima para fazerem com que as convidadas interagem entre si.

10 - O porquinho

Essa brincadeira é muito engraçada. Todos os convidados devem se sentar no chão formando uma roda. A organizadora da brincadeira deverá sentar-se no meio da roda e dizer: “Eu beijaria o porco no nariz”, por exemplo. Dito isso, este porco (que pode ser de brinquedo ou imaginário) vai passando pela roda e cada convidado deverá dizer onde beijaria o porco: “Eu beijaria o porco na orelha”, “Eu beijaria o porco na barriga” e por aí vai, sem repetir nenhuma parte. Quando o porco já tiver passado por toda a roda, a organizadora da brincadeira ordena que cada um beije a pessoa que está do seu lado esquerdo, no mesmo lugar onde ela disse que beijaria o porco. Assim, um por vez deverá executar a ordem.
 

11 - Reconheça a história

Cada amiga que chegar escreve uma situação que aconteceu entre ela e a noiva. Uma situação que viveram juntas, uma coisa engraçada que presenciaram, etc. Os bilhetes NÃO devem ser assinados. Aí os papeizinhos são dobrados e guardados em uma caixinha. Cada amiga da noiva sorteia um papel e lê para todos. Se a noiva acertar a autora da frase a amiga paga uma prenda. Se a noiva errar, ela mesma paga a prenda. Tentaram fazer essa brincadeira no meu chá, porém não deu tempo de adivinhar, e até hoje não sei quem são as pessoas de alguns bilhetes.

12- Batata quente

Essa todo mundo conhece, né? A diferença é que você vai colocar adereços divertidos (chapéu, óculos, touca de banho, roupas estranhas, etc) em caixas (um adereço em cada caixa). A cada rodada uma caixa é passada de mão em mão entre as convidadas, ao som de uma música. Quando a música parar, a convidada que estiver com a caixinha na mão deverá vestir/usar/passar/comer o que estiver dentro.

13 - Eu nunca

A organizadora distribui a todas as convidadas o mesmo número de pastilhas de chocolate tipo confeitos. Começando pela noiva, uma de cada vez, deve dizer algo que nunca fez na vida, por exemplo, "Eu nunca fumei", "Eu nunca fiquei bêbada", "Eu nunca cabulei aula", "Eu nunca olhei para namorado de amiga". Todas que já fizeram deverão comer uma pastilha. A brincadeira acaba quando todas tenham dito o que nunca fizeram. Quem chegar ao final com o maior número de pastilhas paga um "castigo" e quem chegar com o menor número ganha um prêmio, que pode ser um gloss lindo, uma caixa de bombons, bloquinho de anotações e um CD de músicas.  


Além das brincadeiras, você pode organizar algumas coisas que poderão ficar de lembrança para a noiva, como:

Álbum de fotos

Peça para que cada convidada leve uma foto dela com a noiva. Compre um belo álbum de fotos e peça para que cada uma cole a foto dentro e escreva a história por trás dessa foto. Com certeza o álbum completo será um dos presentes mais valiosos da noiva. E se eu tivesse visto essa ideia antes, teria feito no meu chá.

Conselho para vida a dois

 Uma das amigas organizadoras deve entregar um papel para cada convidada e pedir que escreva um conselho para os noivos viverem bem e felizes. Durante o chá a noiva pode ir lendo cada recadinho, é muito legal e saem alguns conselhos bem valiosos.

Primeiro livro de receitas

Providenciar um fichário pequeno com um bloco de folhas. Junto com a entrega do convite, deve ir uma folha do fichário para que a convidada escreva uma receita.No dia do Chá de Cozinha, as receitas serão reunidas no fichário. Esse também fiz no meu chá, e já realizei quase todas as receitas.

















E os castigos???


a. Usar acessórios estranhos como:

  • Óculos gigante
  • Nariz gigante
  • Orelhas gigantes
  • Uma faixa escrita “Miss Desencalhada”
  • Um bundão de plástico
  • Uma coleira
  • Peruca
  • Tiaras engraçadas





b. Testar alguma habilidade:

  • Pendurar o maior número de cuecas no varal, em 30 segundos.
  • Descobrir qual pozinho é qual entre: sal, açúcar, farinha, fermento e maisena.
  • Fazer um laço na gravata!
  • Separar a clara da gema de um ovo
  • Passar uma camisa bem amassada em 15 segundos.
c. Alguns micos diversos:
  • Tentar acertar a boca do noivo na foto, de olhos vendados!
  • Ser maquiada daquele jeito que a gente já sabe, né?
  • Chupar um limão para se preparar para os momentos azedinhos da vida.
  • “Pescar” a aliança com a boca num prato cheio de farinha.
  • Fazer uma declaração de amor para a sogra, de joelhos!
  • Dançar romanticamente com a vassoura.
  • cantar, declamar poesia, contar piada
  • dançar algum ritmo esquisito
  • fazer um vestido de noiva com papel higiênico
  • ao invés de tirar roupa, ir colocando várias peças
  • Morder uma maçã que estará numa vasilha cheia de água, sem usar as mãos
  • Cantar uma música em outra língua
  • Fazer uma declaração de amor para o noivo, usando objetos que serão mostrados em seqüência por uma amiga
  • Sentar num balão que estará cheio de farinha
  • Imitar uma pessoa famosa
  • Dublar uma música com uma vassoura como microfone ( as da Lady Gaga são ótimas para isso)
  • Cantar o hino nacional com a boca cheia de farinha (ou de biscoitos cream cracker)
  • Em 15 segundos falar o nome de 10 personagens de desenho animado
  • Comer três biscoitos água e sal em 3 segundos
  •  “Traduzir” em tempo real uma música francesa, japonêsa ou qualquer idioma que a noiva não conheça
  • Em 10 segundos falar  5 nomes que se iniciem com a mesma letra do nome do noivo
  • Ler um poema de forma sensual, ou com sotaque, ou fanha





Uma dica bem legal, que fiz no chá de panela de uma amiga, os castigos estavam dentro de balões  que ficavam pregados na parede. Quando precisávamos de um castigo – sendo para ela ou para uma convidada – era só estourar o balão e ler o castigo, e cumprir.

Outra sugestão, é gravar um vídeo do noivo se declarando para a noiva, no final do chá passar o vídeo, quando estiver terminando, o noivo entra com um buquê de rosas. Esse eu tive no meu chá, e é maravilhoso receber o noivo neste momento...




















Bom, é isso... Espero ter ajudado a amiga da minha mãe, e todas que precisam de ideias para o chá.

Quem quiser mais brincadeiras ou tem sugestões de outras e gostaria de compartilhar, é só enviar um email para trajetoriadeumanoiva@gmail.com.

Obs.: As brincadeiras foram retirados dos blogs alheios, nenhum é criação minha, caso algum seja criação sua é só comunicar que eu retiro ou dou os devidos créditos.

Bjks e até o próximo post.

Jeh

13 comentários:

  1. Eu vi sua foto no face ontem e fiquei lembrando de quando foi seu chá.
    às vezes eu me arrependo d ñ ter feito chá de panela, mas só às vezes.
    vidinha de casado é assim mesmo, né?
    Sonhamos com tudo, mas nem sempre a realidade ajuda.
    :(

    http://socorrominhairmavaicasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas do chá, ainda não sei se vou fazer mas já organizei um para uma amiga, na época não conhecia muitas opções de brincadeira, mas ficou legal.

    Bjos

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei as dicas!!! O chá bar da minha irmã será mês que vem! Bjus!

    ResponderExcluir
  4. Acho super divertido brincadeiras de chá de panela. Adorei as dicas ;)

    Passa lá no bloguito, hehe''
    Blog Enquanto Isso (...)
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Oi, flor!
    Mudei sim, mas continuo morando praticamente em BH pq a cidade faz parte da região metropolitana de BH.
    Hj eu falo que moro na roça.
    rara

    http://socorrominhairmavaicasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Curiosidade tem hora que é bom. rara
    Nós compramos a casinha, por isto mudamos de cidade.
    Além do preço ser mais em conta, ainda poderemos mexer na casa e ficar rindo atoa depois.
    rara

    http://socorrominhairmavaicasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Vou fazer um segundo chá de cozinha pra minha mãe porque ela faz 15 anos de casada, e tipo achei muito legal ja que com 15 anos se comemora bodas de cristal... Mas tipo ela não sabe de nada ainda.
    o chá vai acontecer amanhã e vai ser surpresa convidei as melhores amigas dela, só as mais chegadas, vou usar todas as dicas pois adorei mto essas dicas, espero que seja mto legal e inesquecível para ela
    bjinhos :* # ansiosa de mais

    obrigada pelas dicas....♡♡

    Quem quiser me add no face pra ver as fotos é: Ana Karoline Semolini

    ResponderExcluir
  8. Ameiiii as ideias... Com certeza farei no meu chá... =D

    Passa no meu blog depois... ;)

    www.afasenoiva.blogspot.com.br

    Beijinhooos

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito de suas dicas pro chá da minha nora

    ResponderExcluir
  10. obg vou usar para o cha de minhsa filha. bjs

    ResponderExcluir
  11. obg vou usar para o cha de minhsa filha. bjs

    ResponderExcluir
  12. Adorei a brincadeira dos Classificados, super divertida.

    ResponderExcluir