segunda-feira, 30 de junho de 2014

{ Desafio de amar } 10° dia - O amor é incondicional

Mas Deus demonstra o Seu amor por nós: Cristo morreu enosso favor quando ainda éramos pecadoresRomanos 5:8

Se alguém perguntasse, "Por que você ama a sua esposa?" ou "Por que você ama o seu marido?" - o que você diria?

A maioria dos homens mencionaria a beleza de sua esposa, seu senso de humor, sua bondadou sua forçinterior. Talvez falasse da sua comida, do seu bom gosto para decoração oquem sabe da boa mãe que ela é.

As mulheres provavelmente diriam algo sobre a aparência de seu marido ou sobre sua personalidadeElas o elogiariam pela estabilidade ou pelo caráterElas poderiam dizer quoamam porque ele está sempre presente. Ele é generoso. Ele é ajudador.

Mas e se dentro de alguns anos o seu cônjuge perdesse todas essas coisas? Você ainda o amaria? Baseado nas respostas acimaa única resposta lógica seria "não"Se asuas razõespara amar seu cônjuge têm ligação com as qualidades dele - e se essas qualidades, de repente ou gradualmente, desaparecerem - a sua base para amar se vai.

A única maneira de o amor durar por toda uma vida é se ele for incondicionalA verdade é: o amor não é determinado por estar apaixonado, pelo contrário, ele é determinado por escolher amar.
A Bíblia se refere a essa espécie de amor utilizanda palavra grega ágape.

Ele se difere dos outros gêneros de amor que são: philos (amizade) e eros (amor sexual). Ambos, amizade e sexo, têm lugar importante no casamento, claro, e são definitivamente partes da casa que construímos juntocomo marido e mulherContudose o casamento depende totalmente de ter interesses em comum ou de uma vida sexual saudávelentão a sua fundação é instável.

Pbilos erosão mais responsivos por natureza e podem flutuar baseados em sentimentos. O amor ágapepor outro lado, é desprendido e incondicionalEntão, ao menos que essa espéciedamoforme a fundação do casamentoo desgaste e as rachaduras dtempo irãdestruí-lo. O amor ágape é aquele "na saúdou na doença""na riqueza ou na pobreza", "até que a morte ossepare". É o único gênero de amoque é verdadeiro.

Ele é assim porque é o gênero do amor de Deus. Ele não nos ama porque somos louváveis,mas porque Ele é amorBíblidiz, "Nisto consiste o amor: não em qunós tenhamoamado aDeusmas em que Ele nos amou e enviou Seu Filho como propiciaçãpelos nossos pecados(1 Joã4:10)Se Ele insistisse qunos provássemos dignos dSeu amor, falharíamosmiseravelmente. Mas o amor de Deus é uma escolha quEle faz inteiramente por ElmesmoÉ algo que recebemos d’Ele e entãcompartilhamos com outros. "Nós amamos porque Ele nos amoprimeiro(João 4:19).


Sum homem diz à suesposa, "Eu não lhe amo mais", ele na verdade está dizendo"Eu nunca lhe amei incondicionalmentdesde o início"Seu amor era baseado em sentimentos oucircunstâncias, não em compromisso. É nisso que resulta a construção dum casamento alicerçado no amor pbilos ou eros. Precisa haver no casamento umfundão mais forte que a amizade ou a atração sexualamor incondicional, isto éo amoágape, não será governadopelo tempo ou pelacircunstâncias.


Isso não quer dizernentantoquo amor que começa porazões erradas não pode ser restaurado e redimidoDe fatoquando um casamento é reconstruídcom o amoágape na suafundação, enoaspectoda amizaddo romance se tornam ainda maiintensos dque antes. Quandapreciação um do outro como melhores amigos e como amantes é baseada em ucompromisso inabalávelexperimentamos uma intimidade qupode ser adquirida de nenhuma outra forma.

Porém, se não permitirmos que Deus plantSeamor dentro dnósiremos lutaefracassar na busca poesse tipde casamento. O amor que "tudo sofre, tudo crê, tudo espera,tudo suporta" (Coríntios 13:7) não vem de dentroEle só podvir dDeus.

A Bíblidiqu"Porque estou certo de que, nea morte, nea vida, nem anjos, nemprincipados, nem coisas presentesnem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 8:3839). Esta é a espécie do amor de DeusE felizmente - por uma escolha nossa essa pode se tornar a espécie dnosso amorMas primeiro precisamosrecebê-lcompartilhá-lo.

nãse surpreenda caso senjuge comece a viver confiantemente à sombra desse amorse ele se tornar ainda mais adovecovocêVocê não dirá mais: "Eu lhe amo porque ... ", você dirá"Eamo você e ponto final."

Desafio de hoje

Faça algo fora do normapara o seu cônjuge algo que prove (para você e para eleque o seu amor é baseadem suas escolhas e em nada mais. Lave o carrdela. Limpe a cozinha.Compre a sobremesa favoritdele. Dobre as roupas lavadas. Demonstre amopela simples alegride sereparceiros no casamento.

- Anote aqui ou em seu caderno quando desafide hoje estiver completo.

Seu amor era baseado nos atributos e comportamentodo secônjuge, ou em seucompromisso? Como você pode continuar demonstrando amor quando ele não retomdamaneira como você espera?

Aquele que confia nSenhora miserirdia cerca(Salmos 32:10)



Nenhum comentário:

Postar um comentário