terça-feira, 24 de junho de 2014

{ Desafio de Amar } 5° dia - O amor não maltrata

A bênção dada aos gritos cedo de manhã, como maldição é recebidaProvérbios 27:14

Nada irrita o outro tão rápido quanto à grosseria. Arrogância é dizer coisas desnecessárias ou fazer coisas desagradáveis para a pessoa ao nosso lado. Ser rude é ser inconveniente,constrangedor ou irritante. No casamento, isso poderia ser o falar grosseiro, certos comportamentos à mesaou o hábito de ser sarcásticoApesar de convivermos com isso, ninguém gosta de estar com uma pessoa rude. Comportamentos rudes podem parecer insignificantes para a pessoa que é grosseira, mas é desagradável para aqueles que recebem a grosseria.

Como sempre, o amor tem algo a dizer sobre isso. Quando um homem é guiado pelo amor,ele se comporta intencionalmente de forma a fazer sua esposa se sentir confortável onde estiver. Se ela deseja amá-lo, ela irá propositadamente evitar coisas que o frustram ou causam desconforto para ele. O ponto principal é que o amor verdadeiro presta atenção em seu comportamento.


Adotar estconceito pode trazer refrigério ao seu casamento. Boas maneiras expressam parsua esposa ou para o seu marido: "Eu lhe valorizo o suficiente para exercitar autocontrole perto de você. Eu quero ser umcompanhia agradável." Quando permitimoque o amor mude o nosso comportamento - mesmo que nos menores aspectos restauramos umatmosfera de honra em nosso relacionamento. As pessoaqupraticam boa etiqueta tendea aumentar o vel derespeito nambientonde se encontram.

Para a maioria, a etiquetusada ecasé muito diferente dusada com amigos, e até mesmo coos estranhos. Podemos estaaos berros ou mal humorados, mas se a campainha tocar, abrimoa porta sorrindo e com muita gentileza. Masse nos desafiamos a amartambéiremos querer dar melhor de nós. Se não deixarmos o amor nos motivafazeas mudanças necessárias em nosso comportamento, qualidaddo nosso casamento será atingidpoconta disso.

As mulheres tendem a ser muito melhores em certos tipodcomportamento do quos homensapesar de serem rudes de outras formas. O rei Salomão disse: "Melhor é viver num canto sotelhado do que repartir casa com uma mulher briguenta(Provérbios 25:24)Mas,principalmentohomens, precisaaprendeessimportante lição. A Bíblia diz: "Bem irá ao homem que se compadece" (Salmo112:5). Um homem prudente sabe discernir o qué apropriado e, conseqüentemente, ajustaseu comportamento de acordo com a situação.

Há duas razões principais pelas quais apessoasão rudes: ignorância egoísmo. Com certezanenhuma das duas é boa. Umcrianasce ignorante no que se referà etiqueta,precisando dmuita ajuda e treinamentoOadultos, contudo, demonstrasua ignorância em outro velSabemos as regrasmas podemos nos fazer de cegosobre como aquebramos ou seegocêntricodemaipara noimportar. De fatonão percebemos o quão desagradáveispodemos ser.
Ponha-se à prova coessaperguntas:
• Como o seu cônjuge ssente cosejeito dagir e falar coele?
• Como o seu comportamentafeta o senso de auto-estima e dimporncido seu cônjuge?
• Seu marido ou sua esposa dirique você é umbênçãoou que você é condescendente e constrangedor?

Se você está pensandque o seu cônjug- não você é quem precisa ser trabalhado nesta área, você está provavelmente sofrendo de um caso gravde ignorância e egoísmo. Lembre-seamor não maltrata, malevvocê a um padrão mais elevado.


Você deseja que seu cônjuge pare de fazecoisaque lhe chateiam? Entãoé hora de parar de fazer coisas que o chateiam. Você será reflexivo e amoroso o suficiente para descobrir e evitacomportamento que tornvida desagradável para seu (sua) companheiro (a)Você aceitará o desafio de ser agradável?


Aqui estão três princípios norteadores para que você pratique etiqueta em seu casamento:


Guarda Regra de Ouro. Trate seu cônjuge da mesma maneira que você deseja ser tratado (veja Lucas 6:31).

NaddPadrões Diferentes. Seja tão atencioso com o seu cônjuge quanto você é com estranhos ou com colegade trabalho.

Atenda às Solicitações. Considere o que o seu marido ou esposa lhe pediu para fazer ou não fazer. Se estiver em dúvidaentão pergunte.

Desafio de hoje

Peça ao seu cônjuge para lhe dizer três coisas sobre você que o deixam desconfortável e irritado. Faça isso sem atacá-lo e sem justificar seu comportamento. Preocupe-se apenas com a perspectiva dele.

-Anote aqui ou em seu caderno quando o desafio de hoje estiver completo.

Quais foram as três coisas que o seu cônjuge disse sobre você que precisam da sua atenção? Como você reagiu ao ouvi-las? O que você pretende fazer para melhorar essas áreas?


Nas palavras da boca dbio há favor. (Eclesiastes 10: 12).

Um comentário:

  1. Oiieee
    isso é importante tbm...
    o mundo seria muito melhor se as pessoas fossem
    mais empáticas...
    procuro sempre ser assim...
    peço a Deus que me de o bom senso sempre...

    bjuuusss

    ResponderExcluir