terça-feira, 8 de julho de 2014

{ Desafio de Amar} 18° Dia - O Amor busca entender

Feliz é o homeque acha sabedoriahomem que

adquire entendimento. - Provérbios 3: 13

 

Gostamos de descobrir o máximo qupodemos sobre as coisaque realmentnos importamSe é nosso timdfutebol favoritoiremoler todos os artigos qunos ajudarão a acompanhar o seu desempenho. Se é cozinhar, vamos sintonizar no canal de televisão que compartilha as melhores dicas dculinária e receitas dsobremesa. Se é um assuntqunos interessaanotaremotodas as vezes que algrelacionado a ele aparecerDfato, é quase como uma área de estudo pessoal.


Não há problema em se interessar por coisas externas e estar "por dentro" de certos assuntos. Mas é aí que o amor faria seguintpergunta"O quanto você conhece o seu cônjuge?"


Pense nos dias em que você estava paquerando aquelque hoje é seu cônjuge. Você não estudava aquele (a) por quem o seu corão ansiava?


Quando um homem tenta ganhao coração dummulher, ele estuda. Ele descobre do que elgostado qunão gostaseus hábitoe hobbies. Madepois que elganha o coração dela e se casa, geralmente ele para de descobricoisanovasobrelaO mistério o desafio deconhecê-la parece menofascinante e ele vê seuinteresses deslocadopara outras áreas.


Isto também acontece, em muitocasos, com as mulhereque começam admirando e construindo respeito pelo homem com quem desejam estar. Entretanto, depoido casamento estes sentimentodesaparecem à medidque a realidade revelque seu "príncipe" é um homem falho e imperfeito,

Mas mesmo depois do casamento, existem coisas que precisam ser descobertas a respeito do seu cônjuge. E esse conhecimentoaproximará. Você pode até obter favor aos olhos da suaesposa. "O bom senso alcança favor" (Provérbios 13:15).


Considere a seguinte perspectiva: se tudo o que você conheceu do seu marido ou da suaesposa antes do casamento se comparar um diploma do ensino médioentão, você precisa continuar aprendendo sobre ele (aaté conquistar um diploma universitárioum mestrado e, por fim, um doutoradoPense nisso como uma jornada de vidque conduz o seu coração para mais perto do seu cônjuge.

 

• Você conhece os maiores sonhos e esperanças dele (a)?

• Você tem pleno conhecimento de como ele (a) prefere dar e receber amor?

• Você sabe quais são os maiores medos do seu cônjuge e por que ele luta contra eles?

 

Algundoproblemas que você tem no que se refere ao seu cônjuge existem, simplesmenteporque você não o entende bem. Elprovavelmente reage de maneira diferente da que você reagiria, e você nãentende o porquê.


Estadiferença- mesmo aquelas que o relativamente insignificante- podem ser a causa de muitas brigas e conflitos no casamento. Isto acontece porquecomo diz a Bíbliatemos a tendêncid"difamaracoisas qunão entendemos (Judas 10).


Existumrazão para cada gosto ou preferência do seu cônjugeCada nuance no caráter dele tem uma históriaCada elemento dqueelécomo ele pensa e com o que se parece é baseado em uma série de princípios que, na maioria das vezessó fazem sentido para pessoa quo apóia. Mas vale a pena o tempo investido em descobrir por que seu esposo ou esposa é do jeitque é.

Se você perder o nível de intimidadque uma vetevcom o seu cônjugeuma das melhores maneiras de destravar o coração delnovamente é se comprometeeconhecê-lo.Estude-o. Leia-o como você lê um livro questá tentando compreender.


Faça perguntasA Bíblidiz"ouvido dosábiobusca conhecimento(Prorbios18:15). O amor toma a iniciativa dcomeçar conversa. Parquseu companheiro possse abrir, ele precisa saber que seu desejo de entendê-lo é real e genuíno.


Ouça. "Osábioentesouram o conhecimentoporém a boca do insensato é uma destruição iminente" (Provérbio10:14)O objetivo dconhecer o seu cônjuge é ouvi-lonão dizer a ele tudo o que pensa. Mesmo se o seu cônjuge não for muito falanteamor lhconvida a descobrir as "águas profundas que habitam dentro dele (Provérbio20:5).


Peça a Deudiscernimento. "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento o entendimento(Provérbio2:6). Coisas como diferençade neroantigos problemas familiares e experiênciade vida variadas podem encobrir sua habilidade de conhecer o coraçãamotivaçõedo seu cônjuge. Mas Deus é generoso em sabedoria. O Senhor lhe mostrará o quvocê precisa parsaber como amar maiseu cônjuge.


"Com a sabedorise edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; e pelo conhecimento se encherão acâmaras de todas as riquezapreciosas e deleitáveis(Provérbios 24:3-4). Existuma profundidade de beleza e significado em sua esposa ou seu marido que irá lhe maravilhar a propoão que você descobre mais. Deseje conhecer essa pessomais do que você conhece. Faça dele (a) a sua área de estudo escolhidavocê preencherá a sua casa com o tipo de riqueza que só podser proporcionada pelamor.

 

Desafio de hoje

 

Preparujantar especial em casa só para vocês dois. O jantar pode ser tão agradável quanto você preferir. Separe este momento para conhecer seu cônjuge melhortalvez em áreas que vocês raramente conversam. Decida fazer destumnoite agradável para você e para o seu amor.

 

- Anote aqui ou em seu caderno quando o desafio de hoje estiver completo.

 

que você descobriu sobre o seu cônjuge? Como você pode continuar esse processo ddescobertade outramaneiras? Quais foraalguns domomentos que tornaram essa noite memorável?



Adquirepois, a sabedoriasimcotudo que possuis adquiro entendimento.

(Provérbios 4:7)


Nenhum comentário:

Postar um comentário